Página inicial > Últimas Notícias > Notícias > Projeto de Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros no IFPA CRMB

Projeto de Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros no IFPA CRMB

O Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA) Campus Rural Marabá (CRMB), através da Diretoria de Extensão em parceria com a empresa Multivet (representante da ABS Pecplan), sediada na cidade de Marabá, no dia 29 de setembro de 2016 iniciou o projeto de melhoramento genético do rebanho leiteiro do campus. O projeto é coordenado pelos professores e Médicos Veterinários do IFPA CRMB Danillo Henrique e Wagner Marcelo e conta com a participação de oito alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Os objetivos do projeto são melhorar geneticamente o rebanho do campus visando maior produtividade de leite dos animais, demonstrar a eficácia e custo benefício da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), biotecnologia bastante utilizada atualmente tanto em produções de gado de corte quanto de leite, a qual pode ser uma alternativa viável aos pequenos, médio e grandes produtores.

Na primeira atividade realizada no projeto, verificou-se um bom índice de taxa de prenhez (66,66%) através da IATF, onde se realiza aplicação de medicamentos que induzem o cio sincronizado nas matrizes pré-selecionadas e todas são inseminadas no mesmo dia. Na ocasião, foram utilizados sêmens de touros das raças Holandesa, Jersey e Girolando, haja vista que o rebanho da escola apresenta predominância de animais zebuínos. Os sêmens foram gentilmente doados pelo proprietário da Multivet, Waldemar Rickli, parceiro do IFPA CRMB neste projeto.

• Publicado: Sexta, 13 de Janeiro de 2017, 13h33
  • Última atualização em Sexta, 13 de Janeiro de 2017, 13h38